builderall

?????O que é depressão sorridente?

Milhões de pessoas no mundo estão lutando contra a depressão.

Se a genética, as circunstâncias ou um pouco de ambos são a causa raiz, a depressão é uma parte normal da vida para muitos.

Embora alguns possam dizer que procuraram a ajuda de um sistema de apoio ou profissional quando pensaram que poderiam ter depressão, não é tão fácil para outros.

Na verdade, muitos se veem fingindo que não o têm. Eles sorriem apesar da dor e se obrigam a escondê-la das pessoas ao seu redor. Este fenômeno é conhecido pelo nome de "depressão sorridente"

O QUE É DEPRESSÃO SORRIDENTE?

Embora você não encontre a "depressão sorridente" no DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), ainda é um ramo da depressão clínica que muitos se encontram lutando.

?Depressão sorridente? refere-se a alguém que luta contra o Transtorno Depressivo Maior (TDM) que mascara seus sintomas.

Muitas vezes, é referido com a frase "esconder atrás de um sorriso".

Uma pessoa pode estar lidando com isso se estiver tentando convencer os outros de que está tudo bem, embora não esteja.

Sinais e sintomas:

Os indivíduos que lutam contra a "depressão sorridente" (também conhecida como Transtorno Depressivo Maior de Alto Funcionamento) enfrentam os sinais clássicos do transtorno depressivo maior.

Isso inclui sentimentos de tristeza, desesperança, raiva ou irritabilidade

Também pode incluir perda de interesse, cansaço, padrões de sono insatisfatórios, redução do apetite, comer demais, ansiedade e muito mais.

Você pode estar lidando com uma "depressão sorridente" se estiver experimentando algum desses sintomas, mas ainda pode estar funcionando bem - mantendo-se em dia com certas demandas da vida, como seu trabalho e calendário social.

Coisa que os indivíduos mais debilitados pela depressão não conseguem.

Indivíduos com TDM de alto funcionamento também podem apresentar uma aparência alegre ou positiva.

Eles tendem a sentir necessidade de esconder seus sintomas depressivos.

Por que eles escondem isso?

Há vários motivos pelos quais alguém com TDM de alto funcionamento pode querer ocultar seus sintomas. Alguns motivos comuns estão incluídos abaixo:

O PRINCIPAL RISCO DA DEPRESSÃO SORRIDENTE

Aqueles que sofrem de depressão severa geralmente correm o risco de suicídio. Os sintomas da depressão podem levar o indivíduo a pensar na morte. Aqueles que sofrem de "depressão sorridente" geralmente correm um risco maior de suicídio porque não estão recebendo a ajuda de que precisam.

Devido à sua capacidade de funcionar em alto nível, menos pessoas percebem o que estão vivenciando.

Aqueles com "depressão sorridente" têm maior probabilidade de cometer suicídio do que aqueles com TDM de baixo funcionamento.

Conseguindo ajuda

Se você acha que pode estar lutando contra o transtorno depressivo de alto funcionamento, é vital que procure a atenção de um profissional de saúde mental.

Trabalhar com um terapeuta em que você possa estabelecer uma aliança terapêutica pode ajudá-lo(a) a navegar na sua depressão e encontrar o direcionamento adequado de que precisa para se sentir melhor.

Como ajudar os outros

Se você acha que alguém que você conhece está lutando contra uma "depressão sorridente", compartilhe suas preocupações com essa pessoa.

É importante abrir essa discussão para que ela saiba que têm alguém em quem podem confiar ao seu lado.

Ouça-os e tente colocá-los em contato com um profissional de saúde mental

Use o fato de que você está preocupado com a saúde mental de um(a) amigo(a) como um trampolim para a ação - mova-se em direção a ele, não para longe

Você percebeu que algo está errado e falar pode ser o incentivo de que eles(as) precisam para buscar ajuda.

Cuide-se, Ajude-se!